O NOSSO PAPEL E A LITERATURA
BREVE HISTÓRICO DA ONG O NOSSO PAPEL E A LITERATURA
A Ong O Nosso Papel tem em sua história diversas atuações relacionadas à literatura. Em 2001 quando foi fundada, realizou o projeto “De Coração para Coração – Poetas em Ação – Pró Criança Cardíaca” que reuniu poetas de diversas academias de letras de todo o Brasil em torno de uma ação solidária em benefício das crianças atendidas pelo projeto da Dra Rosa Célia, no Hospital Pró Cardíaco, localizado no bairro de Botafogo e que realiza atendimentos e cirurgias cárdicas em crianças carentes. Foi feita uma coletânea de poesias com o tema coração e um evento no terraço do Shopping Rio Sul com o Coral do Colégio Santa Úrsula, Sarau de Poesia com mais de 50 poetas e grupos de poesia, participação de jovens de projeto social da Pastoral do Menor na atividade de troca de livros de poesias doados por poetas de todo o Brasil de diferentes Academias de Letras, por alimentos não perecíveis.
No projeto CRCC – Centro de Referência de Cultura Carioca com o Patrocínio da empresa Telemar, através da Lei de Incentivo a Cultura ICMS, foi colocado curso contínuo de literatura ministrado pelo Poeta João de Abreu Borges dentro da Escola Municipal Deodoro no bairro da Glória, Rio de Janeiro. O curso realizou leituras, oficinas de poesia, contação de histórias e confecção de livros pequenos feitos pelos alunos.
A ONG O Nosso Papel organizou durante dois anos seguidos, em parceria como o Grupo Poesia Simplesmente, o evento infanto-juvenil ligado ao Festival Carioca de Poesia. Sendo o primeiro no Teatro Gláucio Gil, com participação de alunos do CRCC, e o segundo no Espaço Tom Jobim localizado no Jardim Botânico RJ.
A ONG O Nosso Papel realizou durante um ano o projeto ”Jardineiro Poeta”, em parceria com o Serviço Social do Jardim Botânico, promovendo encontros dos alunos dos cursos de jardinagem com autores diversos.
, O Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá, que é coordenado pela ONG O Nosso Papel, tem sua sede na Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá Joaquim Manoel de Macedo sendo realizada algumas de suas atividades no local. Dentre elas, exposição de fotografias e poesias desde o início do projeto até hoje. As poesias enviadas por poetas da Ilha, da APPERJ e SEERJ foram incluídas na exposição que passou a chamar-se Paquetá Foto e Poesia. A exposição já percorreu diversos espaços como o Iate Clube do Rio de Janeiro, o Tribunal Regional Federal 2, Espaço Gustavo Capanema, Teias, Estação Praça XV das Barcas entre outros.
Durante anos consecutivos participou do evento Paixão de Ler em parceria com A Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá e a Escola Joaquim Manoel de Macedo. Foram realizadas diversas atividades como encontros com autores, contação de histórias, oficinas de poesia com as crianças do Preventório, CRAS e programa PETI, mostras de cinema para as crianças da Escola Joaquim Manoel de Macedo, Preventório e grupo da terceira idade do Cras.
Durante o Prêmio Areté 2009- Eventos em Rede, foram feitas conversas com o autor Sergio Gerônimo Delgado da APPERJ, SEERJ e Oficina Editores, contações de histórias com a Dupla do Conto que sempre trabalhou em parceria com o Ponto e oficinas de poesia com Angineli Angelim e as crianças do PETI.
Realizou no Iate Clube do Rio de Janeiro, em 2011, o Bazar do Bem com vendas de produtos em beneficio do Instituto Benjamim Cosntant. Durante o evento houve apresentação de poesias com poetas da APPERJ e Oficina Editores .
Idealizou em 2013 o Natal dos Desejos – Paquetá, realizando um evento no Parque Darke de Matos em parceria com a XXI Região Administrativa e o Cras Do Do da Portela. As crianças foram estimuladas a escreverem os seus desejos e os desejos para a Ilha de Paquetá. Através de oficinas diversas foi construída pelas crianças de forma coletiva uma arvore ecológica belíssima intitulada “Arvore dos Desejos”.
Realiza de 2008 até 2024,no Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá o evento literário “PONTO COM LETRA” com atividades literárias voltadas para o público infanto juvenil na Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá, nas Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo, e espaços Públicos da Ilha. O Ponto com Letra promove intercambio entre autores de livros e os aluno, Contações de Histórias, Exposições de Foto e Poesia com participação de diversos poetas.
A partir de 2019 como comemoração de termino do Convênio da Rede Carioca de Pontos de Cultura com a SMCRJ, passou a realizar o FLAMATEC Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia inicialmente de forma presencial para alunos do CRAS Dodô da Portela e Escolas Públicas locais.
O II FLAMATEC aconteceu de forma virtual com abertura do Blog www.flamatec.nossopapel.org.br que foi organizado em Ilhas digital, difusiva e audiovisual e inserção de todas as atividades do Ponto através de mais de 100 mini vídeos com os artistas, poetas, escritores, pontos de cultura, que são difundidos diariamente a partir da abertura do evento. O III FLAMATEC de 2022 a inicio de 2023, passou a ser realizado de forma presencial e virtual. Reuniu atividades virtuais e presenciais sendo replicadas em 3 locais distintos; Paquetá, Comunidade Julio Otoni em Santa Teresa, Mendes na Biblioteca Publica Municipal Guiomar Rocha Rinaldi e em 3 escolas públicas locais. O blog reúne uma rede de artistas, poetas escritores, cuja participação no projeto Festival Ponto com Letra – Escritores em ação já está confirmada. Alguns participarão de forma presencial e virtual e outros de forma virtual.
Em 2025, realiza o I “Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação” – Edição Cultura Viva, amplia as atividades literárias já realizadas desde 2008 para crianças e jovens no projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá. O Festival acontece de forma hibrida com ações virtuais através do blog www.pontocomletra.nossopapel.org.br e presenciais nos Colégio Estadual Augusto Ruschi, Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá Joaquim Manuel de Macedo, Casa de Cultura José Bonifácio e Museu de Comunicação e Costumes, Colônia de Pescadores, espaços públicos.