
Exposição


Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
O “Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação” – Edição Cultura Viva, realizado pela Ong O Nosso Papel, Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá, em estreita parceria com a APPERJ. O evento que acontecerá de abril a dezembro de 2025, pretende ampliar as atividades literárias já realizadas desde 2008 pela Ong O Nosso Papel no projeto do Ponto de Cultura. O público-alvo prioritário é de jovens e crianças alunos que frequentam as escolas públicas e a comunidade em geral. Serão realizadas ações virtuais através de um blog e presenciais nos Colégio Estadual Augusto Ruschi, Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá Joaquim Manuel de Macedo, Casa de Cultura José Bonifácio e Museu de Comunicação e Costumes, Biblioteca Escolar Municipal de Paquetá, Colônia de Pescadores, espaços públicos. Também serão convidadas a participar Escolas do Município e de comunidades externas a Ilha de Paquetá para as quais será disponibilizada a “Exposição Paquetá, Foto e Poesia “, acervo do Ponto de Cultura, fruto do trabalho dos fotógrafos Júlio (Sorriso) e Cecília Fonseca professores da Ilha audiovisual do Ponto de Cultura com alunos. Durante o ano de 2025 atuaremos em parceria com escritores e poetas da ACLAPAT CTC que realizarão o Congresso dos Trovadores em Paquetá e será realizada cobertura fotográfica de SARAUS do Rio e do evento mineiro de Montes Claros, coordenado por Aroldo Pereira: RIO, PSIU POESIA.
BEM-VINDOS, A BORDO!
RIO CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO 2025
O Rio de Janeiro é a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título, concedido pela Unesco. Este é um reconhecimento em virtude da excelência dos programas de promoção da leitura no município.
A candidatura da Cidade Maravilhosa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o SNEL, que também promove a Bienal do Rio há 40 anos. Para fortalecer ainda mais as atividades literárias, a Secretaria Municipal de Cultura RJ lançou o Edital Rio Capital Mundial do Livro 2025.
Além de sediar por 12 meses uma programação voltada para a promoção do livro e da leitura, a nova Capital Mundial do Livro entra para uma rede de cooperação internacional com as cidades dos anos anteriores.
Recentemente as cidades selecionadas incluíram Sharjah (2019) Kuala Lumpur (2020), Tbilisi (2021), Guadalajara (2022), Accra (2023) e Estrasburgo (2024).
A cidade escolhida assume o compromisso de difundir a importância do livro e a desenvolver programas e atividades relacionados ao tema ao longo do ano.
O objetivo dessa iniciativa é garantir e democratizar o acesso à leitura, com um foco especial em jovens e em comunidades mais vulneráveis. Isso será alcançado por meio de uma série de programas e atividades que promovam o livro e a leitura. Espera-se que a ação tenha impacto positivo na alfabetização entre jovens do Rio de Janeiro.
FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ
FOTOGRAFIA
Júlio César da Silva, fotógrafo, mais conhecido como “Sorriso”, nasceu em Paquetá formou-se em Ciências Contábeis, mas descobriu na fotografia o prazer de trabalhar e me realizar como profissional. Trabalhou muito tempo como voluntário ministrando aulas de fotografia para a criançada das Escolas Municipais locais. Faz parte da equipe do Ponto de Cultura e trabalhou com turmas no Preventório instituição que atendia a 120 crianças da Ilha. Como fruto do seu trabalho foi organizada uma exposição de cunho itinerante, com 200 fotos da Ilha de Paquetá de excelente qualidade, tiradas por jovens e crianças que frequentam as aulas. A exposição encanta a todos e já passou por clubes locais, escolas, estação das BARCAS SA, Iate Clube do Rio de janeiro, Palácio Gustavo Capanema entre muitos outros locais. Também foram feitos cartões postais com os registros feitos pelos alunos e as imagens complementam as exposições atuais.
PONTO DE CULTURA
FAZENDO A DIFERENÇA EM PAQUETÁ
FOTOGRAFIA
Cecília Fonseca, fotógrafa desde a década de 90, iniciou seus estudos com Paulo Castiglione no projeto Semente da Imagem. Especializou- se em moda e eventos. Foi assistente dos fotógrafos de Moda Alfredo Faya e Bruno Mendes. Realizou uma breve incursão pelo Cinema em 2004, tendo feito a fotografia still do documentário Papo de Botequim de Allan Ribeiro, premiado em diversos Festivais. Registrou mais de 110 antigos moradores de Paquetá, resultando na exposição ‘Os Tradicionais’. Passou a trabalhar com as crianças e jovens no Ponto de Cultura a partir de 2010. Os cursos ministrados por Cecilia Fonseca beneficiaram alunos do a partir de 9 anos de idade do CRAS Dodô da Portela, Preventório, CE Augusto Ruschi. Além de paisagens foi feita cobertura fotográfica de todos os trabalhadores da Ilha e de bairros do entorno da Baía de Guanabara. Diversas exposições foram organizadas. A CCR BARCAS decorou o interior da Barca Itapuca com as imagens.
EXPOSIÇÃO” PAQUETA FOTO E POESIA”
POETAS COLABORADORES
ALEXANDRE ACÂMPORA – Poeta e escritor, carioca, tem cinco livros publicados entre crônicas, poemas, artigos de imprensa e história. Pertence a Academia Tocantinense de Letras.
ALUIZIO REZENDE (in memoriam) – carioca, poeta, cronista, ensaísta, contista, escritor, fundador do Poveb (Poesia, Você Está na Barra), movimento cultural com eventos na Barra da Tijuca, é autor de dois livros de contos e um de poesia. Era frequentador assíduo de eventos poéticos no Rio.
ANGELA MARIA CARROCINO – paulista de Pindamonhangaba, mas criada no Rio de Janeiro. Foi professora do extinto Estado da Guanabara, do Estado do Rio de Janeiro, do município do Rio de Janeiro e, finalmente, professora federal do Colégio Pedro II, onde se aposentou. Formada pela UERJ esta pedagoga além de artista plástica, escreve em prosa e verso. Tem 11 livros publicados ,5 doa quais associados a outras habilidades artísticas. Participou de diversas coletâneas e antologias. Foi Diretora Cultural do SEERJ – (Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro), onde criou o “CHARAU” -um sarau com chá e charme, em evento lítero – musical. É integrante do Grupo Poesia Simplesmente, que este ano completa 25 anos de existência.
CELI LUZ –Formada e pós-graduada em português e Literatura pela UFRJ. Celi se interessou pela leitura bem nova e descobriu a poesia através de autoras como Cecília Meireles, Cora Coralina e Adélia Prado. Aos dez anos começou a escrever. Foi vencedora em 2017 do Troféu Sem Fronteiras, concurso internacional de poesia. Seu livro “Travessia “foi premiado antes de ser lançado no Concurso Internacional do Livro Inédito Escritora com 7 livros publicados, vários prêmios no Brasil e no exterior. É membro do PEN Clube, da UBE e da APPERJ.
HELOÍSA IGREJA (in memoriam) –Dedicou-se a estudos ligados as áreas de Educação e Cultura, Pedagoga, Professora de Português e Literatura, Bacharelada em Filosofia pela UFRJ. Pós-Graduada em Literatura Brasileira (Machado de Assis) em Docência Superior (Educação). Publicou: Sonho & Realidade (Poesia) e participou de inúmeras Antologias e Revistas Literárias. Membro do SEERJ, APPERJ.
JORGE COSENDEY – Poeta, escritor, radialista, formado e pós-graduado em Letras. Autor de 8 livros: o mais recente livro de poemas com o título “&tentações da Alma” – baseado nos Sete Pecados Capitais. Coordenador do projeto Voluntários da Poesia que atua em hospitais, asilos e escolas com recitais de poemas.
JUÇARA REGINA VIÉGAS VALVERDE – Gaúcha de Cruz Alta, pintora e escultora. Médica, Mestre em Endocrinologia e Professora Assistente em Cirurgia Geral FCM UERJ; no Hospital dos Servidores do Estado do Ministério da Saúde – assessora da Divisão Médica; Coordenadora da Semana das Artes nos Hospitais; Humanização em Saúde. Membro da APPERJ, SOBRAMES/RJ, ABRAMES, Movimento Poetas Sem Fronteiras, Poetas D’el Mundo e Grupo de Humanização Poética/ Poetas D’Arlequim.E-mail:jucarvalverde2gmail.com;
LÍGIA FEIJÓ – técnica química aposentada, jornalista, professora de yoga, arte terapeuta, escritora e poeta, autora dos livros :Para Onde Vai a Folha e Amiga Onça.
MARCIA AGRAU – Diretora da APPERJ – Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro. Tesoureira da UBE/RJ – União Brasileira de Escritores. É membro do SEERJ, da SPOC, do Círculo de Poetas Lusófonos de Paris, da Associação “Actes de Présence” (Paris). Coordenou e apresentou pela SPOC o projeto “Versos Noturnos”, tendo também coordenado, apresentado e participado de inúmeros recitais poéticos realizados por essa sociedade e criado, coordenado e apresentado o projeto “Espalhando Poesia” com J.J. Germano. Autora dos livros de poesia “Canto Nu dos Meus Recantos”, “Sob o Signo da Lua”, “A cabeceira dos anjos”, coautora de “Cinco Damas de Ouros” e do livro de contos “A faca e o brinco”, no prelo o romance “Cobertor azul”. Realizou programas de literatura na Rádio Imprensa FM a convite de Eunice Khoury.
NANCI VICENTE –Licenciatura Plena; Letras- Português-Literatura. Primeiro livro editado: Laços de Vida -1989; segundo livro “:Orgasmo Poético” -2001, em anos anteriores poesias premiadas e editadas em antologias pela Shogun Arte e Crisalis Editora. Nos anos 90: homenagem prestada pelo corpo docente e alunos do Colégio de Aplicação da UFRRJ. Primeira placa exposta em homenagem à Seresta em Paquetá, poesia -Seresta da lua cheia. 1999Terceiro livro de poesia será publicado, ainda em 2008.Lançamento em 2009.Atualmente, terminando um projeto de um livro infantil.
SERGIO GERÔNIMO ALVES DELGADO – Carioca, poeta, cronista ensaísta. Editor chefe da Oficina Editores. Doze livros de poesia publicados, um infanto–juvenil “AGAMAN” e o mais recente “Na Ponta dos Cascos”. Também conferencista, atuando nas poéticas horas performáticas. Fundador da APPERJ – Associação de Poetas no Estado do Rio de Janeiro/Presidente de Honra. Tem poemas publicados e vertidos em inglês, espanhol, francês, italiano, russo. Coordenou o evento poético no Rio de Janeiro:” Sarau Poesia”, li na livraria. Participante ativo do circuito de poesia contemporânea.