Navegação Amiga

Chegou o mês de junho e juntinho com ele vem esse cheirinho bom de canjica, gosto de paçoca no ar e muita história pra cantar e dançar.Junho traz uma das nossas festas mais tradicionais, as Festas Juninas, carregadas de histórias, comidas típicas e muitaaaaa literatura. Iniciamos o mês participando da Festa Junina Solidária do Projeto do Hely, nosso parceiro que faz a diferença entre a população em situação de rua no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Com muitas cores, magia e arte, fizemos parte dessa linda festa.

Falamos de literatura mas também gostamos de uma boa brincadeira. Junto com o Tear, esse nosso parceiro mais encantado, realizamos um Mundaréu de Brincadeiras, na Colônia de Pescadores Z3. Encantando as crianças e os adultos que recordaram seus dias de criança.

ROSE LIMA é natural da cidade de Água Doce do Maranhão. Formada em Serviço Social pela UFRJ e pós-graduada em Gerontologia pela UVA. Professora, escritora, poeta, ativista sociocultural e antologista. Com experiência de 30 anos, atuou nas escolas municipais do Rio de Janeiro e na Gerência de Educação da 1ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação. Entre outras atribuições, coordenou os projetos artísticos e culturais advindos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, especialmente, aqueles que promoviam leitura, escrita, oralidade, expressão, criatividade e originalidade, visando a aprendizagem dos alunos e formação dos professores.

Em 2022, Rose Lima idealizou o PÉDEPOESIA, realizado no Parque Natural Municipal da Catacumba, Lagoa – RJ e na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – RJ, com a presença de alunos e professores de algumas escolas da 1ª e 2ª CRE. A partir da temática Meio Ambiente, foram oferecidas ações de sensibilização com leitura de poemas relativos à natureza, assim como outras atividades promotoras de conhecimento e de reflexão sobre questões ambientais, ampliando relações e aprendizagen

“O PÉDEPOESIA é uma homenagem à floresta. O PÉDEPOESIA é um celeiro de leitura, de senso crítico e de habilidade para a escrita.” (Rose Lima)

Em 2023, a escritora organizou a coletânea PÉDEPOESIA com poemas e lançou o livro na Bienal Internacional do Livro do Rio, participando do estande da SME, em 06/09/23, com a presença das escolas envolvidas, dentre elas, EM JOSÉ MOREIRA DA SILVA, EM ORLANDO VILAS BOAS, CIEP HENFIL, GET MASCARENHAS DE MORAES e demais autores. Em 30/10, desse mesmo ano, os alunos participaram da sessão de autógrafos no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal. Vale ressaltar que todos os 100 autores do livro receberam um exemplar gratuitamente.

As enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul e os focos de incêndios na Amazônia e em outros locais do Brasil, em 2024, impingiram o grupo PÉDEPOESIA a continuar com o alerta sobre os cuidados para com o Planeta Terra e seus habitantes.

“A leitura e a escrita sobre questões ambientais, sustentabilidade e preservação da natureza são ferramentas para construção do mundo que queremos” (Rose Lima)

Assim, a a escritora elaborou mais uma obra literária: a 1ª Revista Virtual PÉDEPOESIA, com o gênero textual carta.

A Revista Virtual PÉDEPOESIA contém mensagens de esperança, por meio do gênero textual cartas, eternizando as palavras de seus autores, além de propor mudanças de atitudes individuais e coletivas, em prol da natureza, sensibilizando atuais e futuras gerações sobre esse tema transversal tão importante: MEIO AMBIENTE.

As cartas, regadas com muita poesia, foram escritas por alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública e Particular do Rio de Janeiro/RJ e de Juiz de Fora/MG; alunos do Programa de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro; Professores e Escritores de diferentes Estados do Brasil. Contamos, ainda, com a participação especial de Thadeu Camargo e a canção “Selvagem de Concreto” de sua autoria.

Rose Lima e os girassóis, como Rose Lima carinhosamente os autores do grupo PÉDEPOESIA, receberam um convite especial: realizar o lançamento da revista PÉDEPOESIA, domingo, 22 de junho, às 14h, no estande da SME – Secretaria Municipal de Educação, para uma grande celebração da literatura e do livro; da leitura e da escrita; do meio ambiente e da natureza, integrando às comemorações do título recebido pelo Rio de Janeiro de Janeiro, designada pela UNESCO, Capital Mundial do Livro.

A Revista Virtual PÉDEPOESIA está hospedada na Revista Barbante (RN). Segue o link para acessar as cartas dos alunos, professores e demais escritores. https://revistabarbante.com.br/

Em Agosto de 2022 a Livraria do Samuca, idealizada por Samuel Aarão Reis, foi amorosamente acolhida pelo Zeca’s Paquetá. Ela funciona assim: os moradores de Paquetá doam livros, livros bons, em bom estado. Depois, qualquer pessoa pode pegar um livro da Livraria, e pede-se que deixe uma contribuição para o Projeto do Hely (distribuição diária de café da manhã para moradores em situação de rua na Praça XV).

Em três anos a Livraria do Samuca distribuiu cerca de 3.400 livros, repassando para o Projeto do Hely mais de R$13.470,00.

Organizador: Tchello d’Barros

Coordenação do Espaço Zagut: Isabela Simões e Augusto Herkenhoff

Tipo: Apresentação de poesia falada e performances com poetas e artistas convidados

Dia: Mensal

Horário: 16h

Endereço: Espaço Zagut – Rua Siqueira Campos, 43. Copacabana

Rede Social: @zagut

Contato: @tchellodbarros 21 9 8354 1978

Como participar: Mediante convite do organizador

Entrada: Gratuita, mediante contato prévio, pois o espaço é sujeito a lotação

Característica: A cada edição – sempre nas inaugurações de exposições – apresentam-se em média 4 poetas ou atores convidados, com performances e/ou poemas autorais, privilegiando a Poesia Oral. O Espaço Zagut realiza exposições de Artes Visuais e ações culturais diversas integrando variadas expressões artísticas, como Literatura, Música e Audiovisual

O Coletivo União de Grupos e Artistas de Teatro da Zona Oeste está localizado na Estrada Rio do A 220, Campo Grande, Rio de Janeiro/RJ.

Realizam oficinas culturais diversas, apresentações teatrais, musicais e de dança, produção de espetáculos, programas de incentivo à leitura, exposição de artes visuais, etc.

Criado em 2018 por Ana Paula Soeiro e Jorge Cosendey (coordenadores), o Projeto Voluntários da Poesia tem como principal propósito compartilhar conhecimentos, despertar emoções e criar momentos de bem-estar e conexão humana.Nossa missão é estimular a participação, promover a interação e proporcionar experiências diferenciadas às pessoas em nossos espaços de atuação — que incluem hospitais, instituições terapêuticas e de saúde, abrigos, casas de acolhimento, ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), instituições penais e socioeducativas, escolas, praças e outros ambientes.A metodologia do projeto combina recitais poéticos e musicais, contação de histórias, narrativas pessoais, humor e, para o público infantil, atividades lúdicas que despertam a imaginação e o encantamento. Dessa forma, buscamos motivar, acolher e transformar cada encontro em uma experiência de afeto, arte e humanidade.

O Mosaico Cultural foi criado em 14 de dezembro de 2005 por iniciativa de Francisco Caldas e Nina Fernandes. É um projeto sem fins lucrativos que visa promover, divulgar e apoiar a Literatura e as Artes. Inicialmente começamos com visitas às instituições de abrigos para idosos, levando músicas, performances, estimulando os idosos a interagir, lembrando comerciais das rádios, músicas antigas. Confeccionávamos figurinos, fazíamos auto de Natal com a colaboração de voluntários, na Ladeira dos Tabajaras, no Abrigo Teresa Cristina, em postos de saúde, oferecíamos certificados de agradecimento pela participação. No período em que às Casas de Convivências da prefeitura do Rio de Janeiro estavam sendo implantadas, apresentávamos duas oficinas de artes na Casa Darcy Gonçalves, em Copacabana. Às quartas-feiras o “Criando& Reinventando”, fazendo raquetes musicais com a participação dos usuários da Casa. Às sextas-feiras o “Entrevistando Personalidades”, que entrevistava um usuário da Casa, para colher às informações que seriam usadas na entrevista, respeitando o que não deveria ser perguntado. Oferecíamos um certificado de participação, e para as senhoras, um pequeno vaso de flores. Sem patrocínio, nem das instituições. O Mosaico Cultural esse ano comemora 20 anos e continua com seu projeto trabalhando intensamente, divulgando, promovendo e apoiando a literatura e as artes.
Nina Fernandes-jornalista, escritora, compositora, cantora e fotógrafa. Colunista dos jornais, Posto Seis, e Terra da Gente. Vice-presidente de Relações Públicas da UBT-Rio.Membro Oficial da Rede Sem Fronteiras.Membro da ABRAMES, da Academia Luso-Brasileira de Letras. Membro da UBE/RJ.Artilheira da Cultura do Centro de Literatura do Forte de Copacabana. Membro do Círculo Literário do Clube Naval. Associada a AJEB-RJ.