
Navegação Amiga
Também Fazemos a Diferença em Junho …
Chegou o mês de junho e juntinho com ele vem esse cheirinho bom de canjica, gosto de paçoca no ar e muita história pra cantar e dançar.Junho traz uma das nossas festas mais tradicionais, as Festas Juninas, carregadas de histórias, comidas típicas e muitaaaaa literatura. Iniciamos o mês participando da Festa Junina Solidária do Projeto do Hely, nosso parceiro que faz a diferença entre a população em situação de rua no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Com muitas cores, magia e arte, fizemos parte dessa linda festa.



TEAR
Falamos de literatura mas também gostamos de uma boa brincadeira. Junto com o Tear, esse nosso parceiro mais encantado, realizamos um Mundaréu de Brincadeiras, na Colônia de Pescadores Z3. Encantando as crianças e os adultos que recordaram seus dias de criança.






Rose Lima e o PÉDEPOESIA
ROSE LIMA é natural da cidade de Água Doce do Maranhão. Formada em Serviço Social pela UFRJ e pós-graduada em Gerontologia pela UVA. Professora, escritora, poeta, ativista sociocultural e antologista. Com experiência de 30 anos, atuou nas escolas municipais do Rio de Janeiro e na Gerência de Educação da 1ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação. Entre outras atribuições, coordenou os projetos artísticos e culturais advindos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, especialmente, aqueles que promoviam leitura, escrita, oralidade, expressão, criatividade e originalidade, visando a aprendizagem dos alunos e formação dos professores.
Em 2022, Rose Lima idealizou o PÉDEPOESIA, realizado no Parque Natural Municipal da Catacumba, Lagoa – RJ e na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – RJ, com a presença de alunos e professores de algumas escolas da 1ª e 2ª CRE. A partir da temática Meio Ambiente, foram oferecidas ações de sensibilização com leitura de poemas relativos à natureza, assim como outras atividades promotoras de conhecimento e de reflexão sobre questões ambientais, ampliando relações e aprendizagen
“O PÉDEPOESIA é uma homenagem à floresta. O PÉDEPOESIA é um celeiro de leitura, de senso crítico e de habilidade para a escrita.” (Rose Lima)
Em 2023, a escritora organizou a coletânea PÉDEPOESIA com poemas e lançou o livro na Bienal Internacional do Livro do Rio, participando do estande da SME, em 06/09/23, com a presença das escolas envolvidas, dentre elas, EM JOSÉ MOREIRA DA SILVA, EM ORLANDO VILAS BOAS, CIEP HENFIL, GET MASCARENHAS DE MORAES e demais autores. Em 30/10, desse mesmo ano, os alunos participaram da sessão de autógrafos no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal. Vale ressaltar que todos os 100 autores do livro receberam um exemplar gratuitamente.
As enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul e os focos de incêndios na Amazônia e em outros locais do Brasil, em 2024, impingiram o grupo PÉDEPOESIA a continuar com o alerta sobre os cuidados para com o Planeta Terra e seus habitantes.
“A leitura e a escrita sobre questões ambientais, sustentabilidade e preservação da natureza são ferramentas para construção do mundo que queremos” (Rose Lima)
Assim, a a escritora elaborou mais uma obra literária: a 1ª Revista Virtual PÉDEPOESIA, com o gênero textual carta.
A Revista Virtual PÉDEPOESIA contém mensagens de esperança, por meio do gênero textual cartas, eternizando as palavras de seus autores, além de propor mudanças de atitudes individuais e coletivas, em prol da natureza, sensibilizando atuais e futuras gerações sobre esse tema transversal tão importante: MEIO AMBIENTE.
As cartas, regadas com muita poesia, foram escritas por alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública e Particular do Rio de Janeiro/RJ e de Juiz de Fora/MG; alunos do Programa de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro; Professores e Escritores de diferentes Estados do Brasil. Contamos, ainda, com a participação especial de Thadeu Camargo e a canção “Selvagem de Concreto” de sua autoria.
Rose Lima e os girassóis, como Rose Lima carinhosamente os autores do grupo PÉDEPOESIA, receberam um convite especial: realizar o lançamento da revista PÉDEPOESIA, domingo, 22 de junho, às 14h, no estande da SME – Secretaria Municipal de Educação, para uma grande celebração da literatura e do livro; da leitura e da escrita; do meio ambiente e da natureza, integrando às comemorações do título recebido pelo Rio de Janeiro de Janeiro, designada pela UNESCO, Capital Mundial do Livro.
A Revista Virtual PÉDEPOESIA está hospedada na Revista Barbante (RN). Segue o link para acessar as cartas dos alunos, professores e demais escritores. https://revistabarbante.com.br/












Projeto do Hely e Livraria do Samuca
Em Agosto de 2022 a Livraria do Samuca, idealizada por Samuel Aarão Reis, foi amorosamente acolhida pelo Zeca’s Paquetá. Ela funciona assim: os moradores de Paquetá doam livros, livros bons, em bom estado. Depois, qualquer pessoa pode pegar um livro da Livraria, e pede-se que deixe uma contribuição para o Projeto do Hely (distribuição diária de café da manhã para moradores em situação de rua na Praça XV).
Em três anos a Livraria do Samuca distribuiu cerca de 3.400 livros, repassando para o Projeto do Hely mais de R$13.470,00.








RODA DE POESIA no ESPAÇO ZAGUT
Organizador: Tchello d’Barros
Coordenação do Espaço Zagut: Isabela Simões e Augusto Herkenhoff
Tipo: Apresentação de poesia falada e performances com poetas e artistas convidados
Dia: Mensal
Horário: 16h
Endereço: Espaço Zagut – Rua Siqueira Campos, 43. Copacabana
Rede Social: @zagut
Contato: @tchellodbarros 21 9 8354 1978
Como participar: Mediante convite do organizador
Entrada: Gratuita, mediante contato prévio, pois o espaço é sujeito a lotação
Característica: A cada edição – sempre nas inaugurações de exposições – apresentam-se em média 4 poetas ou atores convidados, com performances e/ou poemas autorais, privilegiando a Poesia Oral. O Espaço Zagut realiza exposições de Artes Visuais e ações culturais diversas integrando variadas expressões artísticas, como Literatura, Música e Audiovisual










Ponto de Cultura UGAT-ZO
O Coletivo União de Grupos e Artistas de Teatro da Zona Oeste está localizado na Estrada Rio do A 220, Campo Grande, Rio de Janeiro/RJ.
Realizam oficinas culturais diversas, apresentações teatrais, musicais e de dança, produção de espetáculos, programas de incentivo à leitura, exposição de artes visuais, etc.



