Navegando no colégio Estadual Augusto Ruschi
No dia 15/04 foi realizada pela ONG O Nosso Papel a cerimônia de abertura do “Festival Ponto com Letra-Escritores em Ação” para alunos e professores do Colégio Estadual Augusto Ruschi em Paquetá. O evento contou também com a participação de representantes da SMCRJ, XXI Região Administrativa, apresentação especial dos escritores Jorge Ventura, presidente da APPERJ, Lucia Mattos, diretora cultural da APPERJ e presidente da ACLAPTCTC RIO e Bruno Black, poeta, escritor e ativista cultural. O projeto realizará no Colégio em 2025, atividades sobre diferentes gêneros literários intituladas “Oficinas Navegantes”.



NAVEGANDO NA POESIA
No Dia 30/04 fizemos a nossa primeira parada dessa viajem literária. Atracamos com o poeta Jorge Ventura, Presidente da APPERJ, no porto Navegando na Poesia junto com alguns alunos do Colegio Estadual Augusto Ruschi. Esta atividade teve como objetivo apresentar um pouco da teoria literária, esclarecendo diferenças entre poema e poesia, poema e letra de música, além de criar uma dinâmica voltada à prática do slam e sua pluralidade comunicativa, com a participação e interatividade do público presente.





Tchello D’Barros e a Poesia Visual

Em 20/05 atracamos em mais um porto dessa nossa viajem literária. Navegando nesse mar das inúmeras possibilidades de escrita, nossa parada deste mês de maio foi com o poeta, escritor, artista visual e designer gráfico Tchello D’Barros. Junto a uma turma animada do Colégio Estadual, navegamos na Poesia Visual de forma lúdica e bem participativa. Temos bons artistas entre nós, os trabalhos finais da Atividade ficaram muito bons. Parabéns a todos!!!








Navegando no Cordel com Severino Honorato
Junho chegou e com ele vem toda tradição das Festas Juninas, cores, música, dança, comidas e muita literatura típicas do nordeste do nosso país. O Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação não poderia ficar fora dessa festa, e para celebrar esse nosso nordeste de tantas cores e letras, no Dia 17/06 navegamos pelo Cordel, tendo o Sr. Severino Honorato como capitão dessa embarcação. Viva Santo Antônio! Viva São João! Viva São Pedro!!!










NAVEGAÇÃO DUPLA PELO CONTO E TEXTO DRAMÁTICO
Terça-feira, 12/08, a navegação foi dupla no Colégio Estadual Augusto Ruschi. O Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação recebeu, com muita alegria, os autores Amalri Nascimento e Andréa Dhetty, navegando respectivamente, pelo conto e pelo texto dramático.A nossa turma gostou tanto, que rolou até uma mini apresentação teatral. Parece que esses autores provocaram grandes ondas de incentivo e contentamento pela escrita. Muito obrigada.








NAVEGANDO NA CRÔNICA
No dia 09/09, essa navegação literária realizada pelo Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação, fez parada no porto da Crônica. Os alunos do Colégio Estadual Augusto Ruschi receberam Sergio Gerônimo Delgado, cronista ensaísta, e entre tantas outras qualificações, Presidente de Honra da APPERJ – Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro, parceiro frequente dos nossos Projetos. Muito obrigada Sérgio, mais uma vez realizamos um grande encontro literário.







NDO NA ILUSTRAÇÃO COMO MEIO DE CONTAR HISTÓRIAS
No dia 06/11 fizemos a penúltima parada dessa nossa viagem literária. Com a participação da escritora, diretora de arte e editora Laura Spíndola, navegamos pelo universo da ilustração como forma de contar histórias. A recepção não poderia ser melhor, além dos alunos demonstrarem interesse no tema, Laura é moradora da Ilha de Paquetá, é vizinha, já estava inserida na comunidade escolar, o que tornou a troca entre escritora e alunos ainda mais rica!!! Se fôssemos desenhar por aqui, sem dúvidas seriam desenhos de festa e animação, assim como foi essa Atividade.










MENINAS NEGRAS
Nesse 26/11, ainda evidenciando as celebrações do Mês da Consciência Negra, Myrian Cristovão, presidente da ONG O Nosso Papel, voluntariamente, promoveu um diálogo com os alunos após a exibição do seu vídeo, “Meninas Negras”. Vídeo produzido durante a pandemia do COVID-19 com o objetivo de incentivar, “lembrar” a todas as meninas e meninos que sonhar se faz necessário para que possamos realizar qualquer coisa que desejamos!!! Foi uma troca regida por muito afeto e escuta, foi lindo.







CONVERSA COM A ESCRITORA LAURA SPÍNDOLA
Também em 26/11 aconteceu a penúltima parada desse barco literário chamado Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação. No ano que celebramos o Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro, primeira cidade de língua portuguesa a receber esse título da UNESCO, tivemos a felicidade de atracar em vários portos diferentes ao longo dessa navegação. Passamos por vários estilos literários, escrevemos, desenhamos, cantamos, nós relacionamos com o livro e a literatura intensamente. No porto de hoje, quase finalizando essa viagem, o diálogo foi sobre o mundo editorial, sobre como o livro vira livro, e foi maravilhoso. Laura Spíndola, muitíssimo obrigada, foi uma troca muito rica.







Lançamento da Coletânea, Exposições, Sarau, Performances e muito mais.
Sabemos que essa viagem não termina por aqui. Gostamos tanto dessa navegação. Tribulação e passageiros tiveram trocas incríveis, um verdadeiro “fazer a diferença” em cada porto que atracamos. Foi maravilhosoooooo. Mas como falei no início dessa conversa, ainda não é o “fim”. No dia 04/12 realizamos o lançamento da Coletânea “Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação”, como não se emocionar nesse momento? Essa Coletânea reuni trabalhos de alunos e poetas parceiros ao longo de toda a nossa trajetória. Sobre o tema “A Palavra”, 172 autores, sim, nossos alunos se tornaram autores incríveis, apresentaram seus trabalhos nessas páginas que traduzem um pouquinho do que foi esse ano de Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação. O dia foi de pura celebração, inauguramos a exposição “Saraus do Rio”, fotos que retratam um pouco do que vimos ao visitar 15 Saraus que acontecem no Rio de Janeiro, alguns virtualmente, afinal, a literatura está em todas as plataformas. Aproveitando o tema e a festa, também colocamos pelas paredes do C.E Augusto Ruschi a Exposição “Paquetá Foto e Poesia”. Tivemos livro, fotos e um mini sarau com a participação ilustre de representantes de 10 Saraus ali expostos, foi um dos pontos altos dessa noite festiva. Encerrando as apresentações, a Tribo de Artes do Humano fez uma performance das Lendas de Paquetá, e como Bônus ainda tivemos o artista Santiago Galassi e seu parceiro, nos encantando com uma belíssima apresentação. A noite terminou com um jantar delicioso oferecido pelo Colégio e muito bolo e guaraná, exatamente como gostamos por aqui!!! Que noite MARAVILHOSA…



















ÁRVORE DOS DESEJOS
Tradicionalmente, todo mês de dezembro, montamos uma Árvore de Natal coletivamente. Os temas e materiais mudam a cada ano. Nesse ano celebrando o título de Rio Capital Mundial do Livro, realizando o Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação, junto com o artista plástico Alfredo Borret, “reproduzimos” livros em formado de caixas tetra pak reutilizadas na nossa Árvore dos Desejos 2025. O que vocês acharam? Nós amamos rsrs










