Navegando Pelos Saraus do Rio

Um Sarau literário é um evento cultural onde pessoas se reúnem para apresentar e compartilhar diferentes formas de expressão artística, especialmente literária, como poemas, contos, crônicas e trechos de romances. É um espaço para escritores, tanto amadores quanto profissionais recitarem suas obras, debaterem livros e outras formas de arte, como música e dança. E como são os Saraus no Rio de Janeiro? O Festival Ponto com Letra – Escritores em Ação vai visitar alguns para responder a essa pergunta através de uma exposição fotográfica.

Por aqui, daremos um “aperitivo” sobre os Saraus visitados. Preparem-se, pelo que temos visto, essa exposição será belíssima!!!

Em 1997, alguns poetas, oriundo das oficinas de poesia da Biblioteca Nacional, resolveram criar um grupo de poesia: assim nasceu o Poesia Simplesmente. Em 2025, o grupo completa 27 anos de existência com atividades ininterruptas e se apresenta mensalmente, toda última terça-feira do mês no Teatro Glaucio Gill em Copacabana, com o sarau Terça Converso. O grupo recebe convidados especiais e abre o microfone para toda a plateia, durante o espetáculo. Em uma troca rica de experiências, sempre encerra o evento com um ancestral ciranda e convida todos os espectadores a se unirem no palco em um grande roda.

Membros do grupo Poesia Simplesmente:

Angela Maria Carrocino
Delayne Brasil
Eurídice Hespanhol
Jorge Ventura
Jose Manuel Diaz
Laura Esteves
Monica de Serpa
Silvio Ribeiro de Castro
Val Mello

MOTO: Poesia, Performance, Música e Solidariedade
IDEALIZADORA/CURADORA: Chris Hermann (escritora-poeta, musicista, designer)
INSTAGRAM: @sarau.da.varanda
ENDEREÇO: Rua Afonso Pena, 189 – Tijuca
FREQUÊNCIA: Mensal

IDEIA E “NASCIMENTO”:
A ideia surgiu em Junho de 2024, por conta do meu aniversário no meu novo apartamento na Tijuca, que tem uma varanda espaçosa. Resolvi fazer um pequeno sarau com os amigos convidados, que em sua maioria eram poetas e músicos. Todos adoraram o resultado e pediram bis! Após um período de pesquisa e “gestação”, o “bis” realizou-se já em formato de estreia no Restaurante Salete, da Tijuca. A primeira edição em Outubro de 2024 foi um sucesso absoluto, que surpreendeu até a dona do restaurante! E o resto é história!

PONTOS ALTOS:

  • O nosso sarau é solidário, já que em todos os eventos, doamos uma cesta básica de alimentos não perecíveis à Ong “Só Vamos”, trazidos pelos participantes. Essa Ong, que se tornou nossa parceira, distribui quentinhas semanalmente para pessoas em situação de fome.
  • Abrimos inscrições para artistas de fora e estreantes também, sem qualquer tipo preconceito, apenas priorizando talentos.
  • Desde a quarta edição, realizamos um microfone aberto ao final, obviamente quando o tempo nos permite.

DIVULGAÇÃO: Uma prioridade para mim. Começa na idealização da arte gráfica que dá a tônica visual da edição. Passa pela criação de um primeiro videoclipe com todo esmero, até os cards individuais dos artistas, a fim de valorizá-los e incentivá-los na divulgação pelos seus perfis e stories das redes. Divulgo pelo Instagram do Sarau da Varanda e também por outros perfis culturais que tenho, grupos e meus perfis pessoais.

Além disso, temos um canal novinho no YouTube com planos de incremento e divulgação do Sarau da Varanda:
https://youtube.com/@saraudavaranda

Conheça outros saraus do Rio de de Janeiro, acesse: https://pontocomletra.nossopapel.org.br/?page_id=111

Em 2025 eles comemoram 19 anos, convidando todos os poetas para poetar, os artistas pra pintar o sete, corpos pra se dançar, desde o Beco do Rato e a Lapa em peso, ao país ÉrreJota e daí para o mundo: bora festar!!!

LOCAL:
Havana 59
Rua do Lavradio 168

Conheça outros saraus do Rio de Janeiro. Acesse: https://pontocomletra.nossopapel.org.br/?page_id=111