Sem categoria

Rose Lima e o PÉDEPOESIA

ROSE LIMA é natural da cidade de Água Doce do Maranhão. Formada em Serviço Social pela UFRJ e pós-graduada em Gerontologia pela UVA. Professora, escritora, poeta, ativista sociocultural e antologista. Com experiência de 30 anos, atuou nas escolas municipais do Rio de Janeiro e na Gerência de Educação da 1ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação. Entre outras atribuições, coordenou os projetos artísticos e culturais advindos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, especialmente, aqueles que promoviam leitura, escrita, oralidade, expressão, criatividade e originalidade, visando a aprendizagem dos alunos e formação dos professores.

Em 2022, idealizou o PÉDEPOESIA, realizado no Parque Natural Municipal da Catacumba, Lagoa – RJ e na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – RJ, com a presença de alunos e professores de algumas escolas da 1ª e 2ª CRE. A partir da temática Meio Ambiente, foram oferecidas ações de sensibilização com leitura de poemas relativos à natureza, assim como outras atividades promotoras de conhecimento e de reflexão sobre questões ambientais, ampliando relações e aprendizagens.

“O PÉDEPOESIA é uma homenagem à floresta. O PÉDEPOESIA é um celeiro de leitura, de senso crítico e de habilidade para a escrita.” (Rose Lima)

Em 2023, a escritora organizou a coletânea PÉDEPOESIA com poemas e lançou o livro na Bienal Internacional do Livro do Rio, participando do estande da SME, em 06/09/23, com a presença das escolas envolvidas, dentre elas, EM JOSÉ MOREIRA DA SILVA, EM ORLANDO VILAS BOAS, CIEP HENFIL, GET MASCARENHAS DE MORAES e demais autores. Em 30/10, desse mesmo ano, os alunos participaram da sessão de autógrafos no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal. Vale ressaltar que todos os 100 autores do livro receberam um exemplar gratuitamente.

As enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul e os focos de incêndios na Amazônia e em outros locais do Brasil, em 2024, impingiram o grupo PÉDEPOESIA a continuar com o alerta sobre os cuidados para com o Planeta Terra e seus habitantes.

“A leitura e a escrita sobre questões ambientais, sustentabilidade e preservação da natureza são ferramentas para construção do mundo que queremos” (Rose Lima)

Assim, a escritora elaborou mais uma obra literária: a 1ª Revista Virtual PÉDEPOESIA, com o gênero textual carta.

A Revista Virtual PÉDEPOESIA contém mensagens de esperança, por meio do gênero textual cartas, eternizando as palavras de seus autores, além de propor mudanças de atitudes individuais e coletivas, em prol da natureza, sensibilizando atuais e futuras gerações sobre esse tema transversal tão importante: MEIO AMBIENTE.

As cartas, regadas com muita poesia, foram escritas por alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública e Particular do Rio de Janeiro/RJ e de Juiz de Fora/MG; alunos do Programa de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro; Professores e Escritores de diferentes Estados do Brasil. Contamos, ainda, com a participação especial de Thadeu Camargo e a canção “Selvagem de Concreto” de sua autoria.

Rose Lima e os girassóis, como a escritora carinhosamente chama os autores do grupo PÉDEPOESIA, receberam um convite especial: realizar o lançamento da revista PÉDEPOESIA, domingo, 22 de junho, às 14h, no estande da SME – Secretaria Municipal de Educação, para uma grande celebração da literatura e do livro; da leitura e da escrita; do meio ambiente e da natureza, integrando às comemorações do título recebido pelo Rio de Janeiro de Janeiro, designada pela UNESCO, Capital Mundial do Livro.

A Revista Virtual PÉDEPOESIA está hospedada na Revista Barbante (RN). Segue o link para acessar as cartas dos alunos, professores e demais escritores. https://revistabarbante.com.br/

3 comentários sobre “Rose Lima e o PÉDEPOESIA

  • Olá, o texto já diz tudo sobre a brilhante pessoa e escritora que está sempre em ação abrindo portas e janelas para todos enxergarem além e sentirem que cada um é responsável por um mundo melhor, não só através de palavras, mas de ações que vão contribuir para um resultado concreto.
    Travessias, furar ondas são necessárias, para enxergarmos do outro lado, até sob um prisma novo!
    Parabéns pelo excelente texto e para a querida escritora, Rose Lima, borboleta que alça voos altíssimos e as nuvens já são suas companheiras dos caminhos di – versos!! 💃🏽⭐️

    Resposta
  • Oi, querida! Eu já tinha visto esta reportagem falando sobre vc e seu trabalho. Parabéns, vc merece ser reconhecida, aplaudida, mto querida! Belo texto e mto bem escrito!!! Amei!!! Obrigada por me enviá-lo e tornei a lê-lo!!!!
    Bj grande no coração!!! Fique bem e sucesso sempre mais!!!! 👏👏👏❤️❤️❤️🥰🥰🥰🙌🙌🙌🦋🦋🦋🌻🌻🌻🙏🙏🙏

    Resposta
  • Muito bem mesmo! São ações culturais dessa estatura que nos concedem a perspectiva de um dia resgatarmos o tão necessário pertencimemto ao nosso povo tão necessitado dele!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *